segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Maratona de Berlim - Um treino de 4 horas!


LONGÃO - o ultimo da série!



Neste 30 de agosto realizei meu ultimo “longão”. “Longão” é o treino que se faz para habituar o corpo a permanecer um tempo longo em movimento. O Da Silva me “receitou” 4 horas de duração para esse treino, com a expectativa de correr em torno de 36km. Importante lembrar que neste tipo de treino mais importante do que a distância percorrida conta a sua duração.

Convidei dois grandes amigos e maratonistas para me acompanhar neste dia, Alberto e Daniel. Sem eles jamais teria conseguido realizá-lo, pelo menos como eu realizei. O Daniel, gentilmente, com competência e sobretudo como um severíssimo técnico(coach), se encarregou de monitorar o meu ritmo: 6 minutos e trinta por 1km. Confesso que não consegui manter este ritmo, principalmente nos últimos 10kms, o que o fez voltar com muita freqüência e me chamar, com ar severo, para entrar no “seu” ritmo.

Eram 6 horas da manhã desse domingo quando já estávamos nos alongando no Parque Taquaral. Depois saímos pela parte interna do parque e fizemos uma longa volta por terra, grama e paralelepípedo, além do bosquinho, pra captar um pouco de frescor e de oxigênio. Só aí já foram perto de 6kms. A seguir o trecho da Arautos com seu oito, seguindo por fora do parque e em seguida em direção à Fazenda do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), entre o Tapetão e a Estrada dos Amarais. Um dos melhores e mais práticos lugares para esse tipo de atividade. Pela parte interna da fazenda fomos seguindo praticamente o seu perímetro, entre um pouco de asfalto, grama, muita terra, trechos cobertos de folhas de árvores e capim. Uma variedade enorme de tipos de pisos, além de um pouco de sombra e locais para conseguir água. Terminada a volta da fazenda ainda fizemos mais uns 5km por lá, para sobrar menos tempo de treino, para a região do parque do Taquaral, onde o sol certamente estaria bem menos clemente.

Retornando ao parque, fizemos o mesmo caminho de ida, pela Arautos e os 20 minutos que ainda faltavam, foram consumidos, a duríssimas penas, com uma volta pela pista interna do parque. 4 horas e 49 segundos foi quando atingimos o ponto de partida, que quando iniciamos(6 horas da manhã) só haviam uns “gatos pingados” e agora, pouco mais de 10 horas da manhã, um mar de gente.

Correr é muito bom, porque melhor ainda é chegar.

Antes doía a sola do pé, o calcanhar, os joelhos, os cotovelos, panturilha, etc. mas a alegria da chegada, um potentíssimo anestésico, tem o poder de fazer dessas dores uma quase curtição. Foi nesse momento que tive a consciência, nítida, cristalina, de que irei conseguir concluir a minha primeira maratona. Todos os meus pontos fracos, joelho, calcanhar, sola do pé esquerdo, se manifestaram durante esse treino, mas de maneira decente, o que me dá a plena convicção de que eu tenho os fundamentos para encarar o desafio da maratona: 42km e 195mts e algo como 5 horas de tempo!

Foi para ter essa resposta que fiz tudo isso, com a ajuda imprescindível de meus dois amigos, a quem agradeço de coração!


Renascer para uma vida melhor
WWW.i-coaching.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário