domingo, 6 de setembro de 2009

Maratona de Berlim ......o universo conspira?


Quando você tem um propósito e acredita nele com toda a sua essência, todo o universo conspira a seu favor, disse Paulo Coelho.

Domingo, cinco da manhã, de pé. Treino combinado com os amigos Paulo e Daniel para as sete horas da manhã. Tive tempo de tomar um bom café da manhã e assim poder tomar os meus carboidratos sem problemas de estômago.

Lá pelas seis horas uma chuva fina começa a cair. Pouco depois trovões. E aí como fica? Mesmo assim, às 6h45 estava no portão do Taquaral, totalmente vazio. Paulo é o primeiro a chegar e depois o Daniel. A chuva aumenta e, enquanto aguardamos, aproveitamos para calibrar os nossos GPS.
Na primeira aragem, quando já são sete e trinta, decidimos sair para correr; só mudando o roteiro: ao invés da fazenda do IAC(Inst. Agronômico de Campinas) vamos começar correndo, por fora do parque, se continuar melhorando, completamos por dentro.
Temperatura amena, sem sol e sem chuva: ideal para um treino desse porte. Hoje o previsto são duas horas e trinta minutos, com velocidade de 6´30´´/1000mts, pouco importando a distância.
Foram duas voltas externas ao parque, com Arautos, piso de asfalto e depois cinco voltas no interior, piso de terra/areia, para completar os 25km. com o tempo de 2h40´.
Mais uma etapa: objetivo atingido. O GPS acusa 1944 calorias consumidas! Não choveu.
Às 10h35 já estava em casa cuidando, com delicadeza, das partes mais sensíveis e frágeis: joelho, calcanhar e planta do pé esquerdo, com aplicação de gelo. Muito bom poder colocar as pernas um pouco acima do tronco em minha varanda.
A chuva, até então ausente, desaba. Tivemos o tempo que precisamos para realizar a nossa tarefa sem chuvas, será que alguém avisou aos deuses da chuva que precisaríamos de 2h40 sem chuva?
Flocos de nuvens claras passam rapidamente, no quarto de céu que posso observar daqui. Curioso como os filtros perceptivos parecem ficar mais aguçados: o vermelho vivo dos hibiscos lá na beira do muro parece estar mais forte ainda e na divisória de madeira do fundo, dois minúsculos passarinhos cantam com uma força maior que eles! A chuva desce mansa, mas intensa, pipocando sobre a pedra mineira. Mais ao longe, apesar da chuva, outros pássaros se divertem ruidosamente.
Este é o estado do pós-esforço. Ok, alguns atribuem às endorfinas liberadas: as cores ficam mais intensas, os sons, mais distintos, viram musicas nos ouvidos, uma espécie de fluxo segue como que percorrendo todas as veias e deixando um rastro de harmonia e bem estar!
Agora são apenas mais duas semanas para o Grande evento: domingo 20 de setembro, na única cidade que por décadas pertenceu ao leste (comunista) e ao oeste (capitalista) – Berlim – vou poder utilizar tudo que aprendi e treinei nestas muitas horas de esforço, dedicação, convívio com pessoas admiráveis e sobretudo, um enorme prazer em poder ir além daquilo que eu considerava os meus verdadeiros limites.
Aos 20 anos eu não imaginava que pudesse correr, aos 30 pensava que correr era coisa de quem não tinha o que fazer, aos 40 pensava que jamais correria 10km, aos 50 que caminhar bastaria e aos 60 vejo que, tudo que eu me propuser a fazer, eu posso. Basta estabelecer como um propósito e acreditar nele. Está feito.
Bom feriado e boa semana.
Renascer para uma vida melhor

2 comentários:

  1. j'ai aussi, en dehors de yvesalavo.com, un blog sur lequel je ne vais pas souvent qui est aussi sur blogspot :http://palri.blogspot.com/

    Très content et super fier de savoir cpmbien tu es déterminé et tu as réussi comme tu l'écris depuis le premier pas à faire le Marathon de Berlin. BRAVO, quel succès.

    Nous sommes depuis le 6 août en grande rénovation à la maison, salle de bain, douche, chambre et l'espace commun du sous-sol. Encore 3 ou 4 semaines de travaux.

    Enfin depuis deux semaines il fait beau. Je suis vraiment très content de voir ta réussite Mille BRAVO.

    Bisous à Cidinha et aux deux jeunes Milena et Michael.

    Yves

    ResponderExcluir
  2. "L´énergie suit la pensée" même si parfois ça traine un peu, dans mon cas quelques dizaines d´années, comme j´ai écrit!Très, mais vraiment très honoré, par tes commentaires et te savoir "suiveur" de mon blog. Je me permettrai de faire de même dans tes blogs.
    Bon courage pour les travaux et un bonjour à la maison. Merci encore. Wenceslau.

    ResponderExcluir