terça-feira, 18 de agosto de 2009

Maratona de Berlim – Porque Berlim?


As cinco maiores maratonas

Por ser a primeira, achei melhor escolher logo a mais “fácil”! Na Maratona de Berlim é onde os recordes normalmente são batidos e por duas razões: a primeira porque o circuito é quase todo plano e segundo as condições meteorológicas costumam ser muito boas, com boa umidade e temperaturas amenas. Posso citar ainda uma outra razão: o glamour de participar de uma das cinco maratonas de maior prestígio no circuito das maratonas no mundo. As outras são: Nova York, Chicago, Londres, Boston e Berlim e compõem o chamado circuito WMM (World Marathon Majors).
Em 1998 um brasileiro (o único até hoje) Ronaldo da Costa, ganhou essa prova, com 2h06’05”e as três últimas foram ganhas pelo recordista mundial, o etíope Haile Gebrselassie, com 2h03’59” na de 2008.
A 36ª edição da Maratona de Berlim será realizada no dia 20 de setembro, pelas principais ruas e avenidas da capital alemã. Em 2008 o evento contou com participação de 40 mil atletas, oriundos de 107 países e teve vitória feminina de Irina Miktenko, com o tempo de 2h19min18.
A Maratona de Berlim contempla o campeão com o prêmio de 500 mil dólares.

Um pouco de história

Em seus 36 anos de existência, a Maratona de Berlim se confunde com a história das corridas de rua, já que em 1974, data de sua primeira edição, 286 atletas participaram numa pequena rua próxima ao estádio do clube organizador, o SC Charlottenburg Berlin. Os vencedores na época foram Günter Hallas (2h44min53), que ainda corre a prova nos dias de hoje e Jutta von Haase (3h22min01).
Mais números: um milhão de pessoas é o publico esperado, no meio de mais de 60 grupos musicais, mas não foi sempre assim. No seu inicio os organizadores (Horst Milde e seus amigos do SC Charlottenburg) tiveram que correr atrás de autorizações dos responsáveis pela cidade, americanos, ingleses e franceses. No outono de 1989 a historia mudou com a queda do Muro. Uma nova era começava, promovendo a fraternidade universal entre homens e mulheres, de todas as culturas e de todas as origens, nesse esforço esportivo único que é a maratona. Em 1990 mais de 15 mil atletas pela primeira vez celebraram os ventos de liberdade transpondo, sem medo, o muro da vergonha.

A 36a. Real Berlin Marathon

Hoje a Maratona de Berlim utiliza as largas e planas avenidas, tanto a leste quanto a oeste de Berlim, para chegar a Porta de Brandeburg, símbolo da reunificação alemã. Com uma organização sempre impecável essa corrida atrai um publico numeroso e entusiasta.
No dia 20 de setembro estarei lá, orgulhoso por estar tão perto dos melhores e sobretudo muito feliz por estar lá. Sei que muitos, mas muitos mesmo, por sinal, bem melhores que eu, por “n” razões não poderão estar lá...é em nome deles também que irei fazer o melhor que puder.


Renascer para uma vida melhor


Nenhum comentário:

Postar um comentário