quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Maratona de Berlim: Plano de Ação – Introdução


O grau de importância de um projeto, mais do que seu tamanho, é o que define a necessidade de um planejamento mais ou menos elaborado. Os projetos pessoais não fogem a essa regra.
No Plano de Ação estarão descritas as etapas a serem seguidas, até que se atinja o objetivo final do projeto, como em qualquer outro ambiente, seja ele, corporativo, familiar ou pessoal. No meu caso trata-se, antes de tudo da confluência de várias etapas percorridas até agora e que, muito gostaria de ver coroadas com o sucesso desse empreendimento.
Correr essa maratona será o melhor presente que poderei me oferecer, ao completar seis décadas, uma idade onde muita coisa muda, até mesmo a minha posição nas filas de atendimento ou nos custos de inscrição para corridas! Afinal agora já sou um protegido do “estatuto” do....idoso!
Um Plano de Ação compreende em primeiro lugar a identificação do objetivo a ser alcançado. Nesta caso, participar de uma maratona. Ele precisa, em primeiro lugar, ser formulado de maneira afirmativa: “eu vou participar da Maratona de Berlim, edição 2009”. A seguir, é fundamental que eu defina de maneira muita clara aquilo que eu me proponho a fazer, como por exemplo: “correr e concluir a Maratona de Berlim, edição 2009, em até 4h40”. Outra etapa fundamental, na escolha do objetivo é saber se aquilo que proponho fazer está inteiramente sob o meu controle, além de definir os recursos de que irei necessitar. Falta ainda definir as normas que me permitam saber se estou progredindo ou não e por fim preciso levar em conta a ecologia do meu projeto ou seja qual o custo do empreendimento para a minha pessoa e para as demais com quem me relaciono.
Observadas essas etapas meu projeto tem mais chance de ser bem sucedido.
Por ser um assunto instigante e de grande utilidade, em muitos outros campos, inclusive profissional, vou ter a oportunidade de explicar melhor cada uma dessas etapas nas próximas páginas.
Cordial abraço.
“Renascer para uma vida melhor”

Nenhum comentário:

Postar um comentário