sábado, 8 de agosto de 2009

Maratona de Berlim: a gripe está instalada, e agora?


Alguns corredores, mesmo sem estarem 100%, ainda continuam com seus treinamentos. Pela primeira vez me deparei com essa situação. Sem perder de vista meu objetivo maior, deduzi que a minha decisão de praticar esse esporte foi puramente pelo prazer de correr. Assim, existiria uma certa, digamos, incongruência em me forçar a correr quando o corpo só pede cama. Antes de decidir, ainda fui além, uma vez que entendo que essa decisão pode parecer muito fácil e colocar em perigo outras situações no futuro. Recorri a um dos muitos pressupostos que utilizamos na PNL (Programação Neuro-Linguistica) que diz “mais do que o que nos acontece, importa o que fazemos com o que nos acontece”. Pronto.

Quando a cura vem de dentro

O que posso fazer com o que está me acontecendo neste instante? Em primeiro lugar comecei a observar os fenômenos que ocorrem comigo. O corpo dispõe de defesas que o protege das doenças. Fico então imaginando o combate ferrenho que se trava, neste momento, entre as células boas e as células más. O meu Quartel General, o cérebro, deve estar extremamente comprometido com todos os acontecimentos em seu território: montando estratégias, distribuindo funções e recebendo os feedbacks. Começo a entender que sobrecarregá-lo com mais uma incumbência que o esforço exige, seria desviá-lo de funções mais urgentes e importantes: a minha sobrevivência. Pelo contrário vou me dedicar a auxiliá-lo em sua luta, tomando bastante líquidos, comendo frutas ou seja, fornecendo a energia necessária para este enfretamento de vida ou morte. Morte é quando as células boas perdem a batalha e neste caso a batalha é também a guerra!

Cuide bem de seu corpo nos primeiros 50 anos, que ele cuidará bem de você nos outros 50!

Basta entender este raciocínio para compreender a importância de ter um corpo forte e equilibrado. Muitos, nessas ocasiões fazem uso de medicamentos. Em condições normais, não é o meu caso, uma vez que o medicamento, além de atacar apenas a causa, funciona enquanto ele estiver no organismo.
Bom senso, equilíbrio, conhecimento e respeito de si próprio. É tudo muito simples, basta lançar o olhar para dentro de si e atender o que o corpo pede.

Muito em breve retornarei aos treinamentos.

Renascer para uma vida melhor
WWW.i-coaching.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário