sábado, 15 de agosto de 2009

Maratona de Berlim - Importância de objetivos bem formulados


Diferenças Culturais


É sabido que nós sul-americanos, diferentemente do europeu, temos uma certa dificuldade em planejar, em “seguir o livro”, em ter uma agenda. Existem várias teorias para explicar isso. Uma, por exemplo, distingue o “tempo anglo-europeu” do “tempo arábico”, este ultimo englobando, além de países árabes, o sudoeste asiático, etc. Nós, que pertencemos à segunda categoria, vivemos mais no presente. Já os primeiros, que costumam enxergar passado e futuro sobre uma linha à sua frente (da esquerda para a direita), via de regra, conseguem visualizar melhor o futuro e assim fazer planejamentos.


Identificação do objetivo


Como já escrevi anteriormente, identificar e definir um objetivo, é o primeiro passo, para um bom planejamento. Alguns critérios são fundamentais na definição de um objetivo, sem o que, corre-se o risco de se perder durante o processo.
O simples fato de escolher a maratona que irei correr, faz com que diante de todo e qualquer calendário que tenha nas mãos, percebo o olhar se direcionando para a data de 20 de setembro(quando ela irá ocorrer). Assim como Berlim, passa a ter no meu inconsciente, um significado diferente do que teve até agora.


Frase afirmativa


Focar no que se quer e não, no que não se quer, é uma maneira de “enganar a mente”, que não entende a negativa. Não acredita? Você conhece os dez mandamentos, claro. Diga então qual é o nono mandamento*. Em que você pensou?
Quando se fala em foco, fala-se em concentração, em direcionamento de energias. A energia segue o pensamento. Do mesmo modo que com uma simples lente (e a ajuda da luz solar)se consegue provocar fogo em uma folha de papel, tamanha a energia concentrada, quando o objetivo está definido com absoluta precisão, evita-se perda de energia (ruídos) garantindo um resultado mais rápido e mais consistente. Isto é válido para qualquer área: trabalho, esportes, lazer, etc.


O Poder da atração


Por fim existe uma qualidade, que é um verdadeiro “turbinamento” de nossas ações: quando alguém, que tem objetivos, claros e precisos, se coloca em ação, existem duas forças que surgem e que se opõem: uma atrai(como um ímã) tudo que diz respeito ao objetivo e a outra, elimina do caminho, tudo que pode dificultar o avanço em direção ao que se quer. Algumas pessoas têm inclusive uma sensação quase física, cinestésica, desse evento: é um pouco como se aquilo que não faz parte de seu objetivo, ao entrar em contato com sua pele (escorregasse ou ricocheteasse) e repartisse em direção ao espaço. Isso é o resultado do aumento do poder de concentração. Confesso que no meu caso, vivo isso todos os dias ou mesmo várias vezes ao dia. Não constitui exagero afirmar que “respiro” corrida, tamanho o envolvimento com o meu objetivo de correr essa maratona.


Exercer o controle durante o processo


Outro critério mencionado, diz respeito ao grau de controle da situação. Imagine que um gerente coloque como objetivo atingir certo volume de vendas, desde que a sua chefia lhe dê apoio. Dificilmente ele terá sucesso, no mínimo porque ele já preparou a desculpa em caso de fracasso! Toda corrida de rua, acontece “na rua”, portanto sujeita às intempéries, o que é algo que foge ao nosso controle. Assim, para compensar, os treinamentos acontecem com qualquer tipo de tempo.
Outra etapa é a busca por recursos, no seu sentido mais amplo, que compreende pessoas, modelos, estudos, tempo, equipamentos, etc. A distribuição desses recursos, levando-se em conta a duração do projeto, é de suma importância. Planilhas de corrida, treinamentos diversificados, ajuda de outras pessoas como familiares, viagens, etc.
Um objetivo bem formulado discrimina as etapas de sua execução com metas intermediárias, também chamadas de metas de processo, onde os passos se sucedem de tal modo que se saiba, a todo instante, se está havendo progresso ou não. Nenhum piloto coloca a aeronave no piloto automático e a esquece; pelo contrário precisa sempre haver correções, adaptações, que fazem com que se possa chegar com precisão ao destino.


A Ecologia do objetivo


Por fim e não menos importante, é necessário verificar aquilo que se chama de “ecologia” do objetivo. Quando se assume o compromisso de realizar algo é comum ter que fazer opções que implicam em renuncias. Existe o que poderia ser chamado de efeitos secundários. Se trabalhar 12 horas por dia, para ganhar muito dinheiro e dar mais conforto à família, em um primeiro momento parece elogiável, quando se analisa sob o ponto de vista da ecologia pode ser um desastre: se para ficar essas 12 horas trabalhando, o pai só vê os filhos nos finais de semana, por exemplo. Certamente não é a esse preço que os filhos desejam mais conforto! Para uma maratona a preparação é sempre longa, desgastante, exige muita dedicação e um equilíbrio bastante severo. Felizmente existem mais efeitos secundários positivos de que negativos, como um equilíbrio alimentar por exemplo.
No momento me encontro, posso dizer, na reta final, com quatro treinos e três dias de academia, por semana. Faltam exatos 35 dias para o corredor de número 33352(quardem bem!), possivelmente, com uma bandeirinha do Brasil, logo abaixo, na Strasse des 17. Juni.


List of participants
Bib Name Team Year Event
33352 Avila Neto, Wenceslau Cuca Fortitech 1949 42,195 km Lauf




*Não desejar a mulher do próximo. É certo que, se no tempo de Moisés existisse o movimento feminista, esse mandamento teria sido mais abrangente!


Renascer para uma vida melhor


www.i-coaching.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário