domingo, 13 de setembro de 2009

Maratona de Berlim...o último longo

Há uma semana da maratona realizei hoje meu ultimo treino, que chamei de “longuinho” pois durou apenas 2 horas. Pra quem já correu 4 horas, correr 2 horas, é mais ou menos como ir ao supermercado! Lembram-se da expressão “empurrar os próprios limites”? É um pouco isso. Comecei no Parque Taquaral e depois segui para a Fazenda Santa Elisa – IAC. O único compromisso nesse treino era permanecer 2 horas em atividade, sem importar muito o percurso e nem mesmo o ritmo.

Na ultima sexta feira realizei, na FEF (Faculdade de Educação Física da UNICAMP) meu ultimo treino de ritmo. Penoso! 40 voltas, sozinho, em torno do campo de futebol! A cada 10 voltas ao ritmo de 6 minutos por km, fazia 2 minutos ativos(trotando) e um total de 4 séries. Foram ao todo 112 minutos de treino. Quando comecei haviam vários alunos tendo aulas ou treinando e no final, quase 2 horas depois, restavam eu e mais uma pessoa no campo. Foram 16 kms dando voltas, além daquelas de aquecimento e de relaxamento.

Aqui na fazenda do IAC é bem diferente. Além de ser uma área extensa (já me disseram que estão plantadas aqui mais de 30 espécies de palmeiras, entre uma infinidade de outros cultivares) o ar, a paisagem – tudo muito calmo. Me sinto quase desfilando entre árvores, lagos e caminhos sombreados. Estou sozinho hoje – oportunidade para viajar um pouco no tempo e no espaço e assim poder repassar esta trajetória que consumiu muitas horas de meus últimos meses. Em 31 de maio, logo após os 25kms corridos na Maratona Internacional de São Paulo, comecei de fato a me preparar para esta maratona. De lá para cá foram mais de 500kms de treino, perto de 30 horas de academia, visando unicamente o reforço muscular, entre muitos outros cuidados, como alimentação, etc. Agora estou na reta final para encarar a minha primeira maratona. Tranqüilo, sem ansiedade, consciente de minhas limitações, sigo em frente, feliz pelo que já consegui fazer e sereno nas minhas expectativas.

Desde que aprendi que o “percurso é mais importante que o destino” muitas pedras foram saindo de meu caminho, fazendo de cada passo dado uma pequena vitória, em busca de um objetivo maior que, de um certo modo, ajuda a construir a minha realização pessoal.
Embarco terça-feira, dia 15/09

Boa semana a todos

W. Avila

Renascer para uma vida melhor
www.i-coaching.com.br

2 comentários:

  1. Amigo, leve contigo todo o meu apoio e incentivo! Se pudesse, estaria aí para te dar um forte abraço e desejar sucesso na conquista deste seu objetivo! Este que também é um desejo meu! Após pouco mais de 1 ano treinando e correndo provas de 10K, começo no ano que vem a me preparar para a MINHA primeira maratona. Sei exatamente o sentimento de ansiedade e satisfação que está vivenciando e espero também poder compartihar com você um dia minha consquista!

    Nos conte todos os detalhes quando voltar... Vitorioso!

    Que Deus esteja com você, SEMPRE!
    FORÇA E BOA SORTE!!!
    Kleber RG - http://kleber-rg-runner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Kleber - o momento eh muito especial e a ansiedade, apesar de contida fica latente. Mas estou na reta final e a mente lah.
    Um abraco
    W Avila

    ResponderExcluir