terça-feira, 20 de outubro de 2009

Primeira Maratona................- A imitação da Vida?








Houve um tempo, no passado, em que afirmava que”viajar é muito bom, mas voltar é melhor ainda”, hoje não seria tão radical. Talvez completasse a frase dizendo apenas que “voltar é muito bom, também”. Isto, mesmo após os 33 dias, dessa que foi a minha segunda mais longa estadia, fora.




O grande amigo, ultra-performante e ultra-maratonista, Alberto Peixoto, escreveu “a maratona (ou a corrida) imita a vida”, se não for essa a frase exata, a idéia é. Correr a primeira maratona foi apenas uma das 3 razões para empreender essa viagem ao coração do velho continente.




Além de Berlim com seu passado recente, carregado de história, foi possível conhecer Praga, um museu a céu aberto ou ainda Colônia, de onde veio um dos mais antigos perfumes, o ”4711”, também conhecido, como Água de Colônia, primo-irmão do “Leite de Colônia” de nossas avós, graças a acolhida generosa em sua cidade (Leverkusen) do amigo Fritz, companheiro de muitas outras trilhas em Ilhabela. A descida do Reno, de Rüdesheim (Frankfurt) até Colônia, foi uma viagem a um passado de lutas intermináveis, séculos a fio, entre os vizinhos brigões, franceses e alemães.




Depois foi a vez de sermos recebidos, pela primeira vez (o segundo objetivo de nossa viagem), na casa de nossa filha (pais corujas têm dessas coisas) naquela que chamarei de “cidade-presépio”: tudo perto, charmoso e aconchegante – uma perfeição - estou falando de Breda, na Holanda. Lembram-se do Mauricio de Nassau? Correr no parque central de Breda foi um enorme prazer, mesmo com 6 graus de temperatura.




Antes estivemos em Amsterdam, a capital mais liberal da Comunidade Européia, com suas dezenas de canais e a quantidade inimaginável de bicicletas – consegue imaginar uma garagem de 4 andares, reservada exclusivamente para o estacionamento de bicicletas?
Depois foi a vez de Antuérpia, onde ainda existem muito ouro e pedras preciosas que vieram das colônias(e do Brasil!) e, claro Bruges (maior concentração de atrativos por m2?). As inúmeras guerras nessa região(Waterloo), por mais de um milênio, não afetaram a maioria dos monumentos e verdadeiras obras de arte da arquitetura, desde a idade média. Bruxelas, além de grande metrópole (capital européia) possui um passado glorioso e rico, graças ao talento e ao empreendedorismo de seus filhos, ao longo da historia.




E finalmente o norte da França até o Mont-Saint Michel, um santuário na Bretanha – um rochedo-fortaleza, que por mais de 20 séculos foi palco de todo tipo de ação humana, das mais nobres até as mais cruéis como deixar os prisioneiros sem alimentos até a inanição, em suas masmorras.




Visitar o local do desembarque dos aliados da Segunda Grande Guerra na Normandia (Sainte Mère-Église) foi um momento forte, uma vez que nos permitiu vivenciar com muita intensidade o clima atroz das lutas que custaram dezenas de milhares de vidas, somente nessa região, para garantir a liberdade da qual todo o mundo ocidental desfruta ainda hoje – a vitoria sobre o totalitarismo. Filmes como “O mais longo dos dias” ou o “Dia D” (links no final)contam a historia desse evento crucial para a humanidade.




Para terminar (o terceiro objetivo da viagem) nos dirigimos para Louvain (cidade universitária medieval, no coração da Bélgica) convidados, que fomos, para o casamento do filho de um amigo argentino, de longa data. Perto de 200 convidados e exatas vinte nacionalidades diferentes!. Louvain é uma outra “jóia”, como Breda: monumentos,cafés, ruas charmosos e acolhedores. Foi muito prazeroso, na manhã do domingo, 17, correr pelos 10kms de seu anel viário!




Tudo isso é a história, a nossa história revisitada graças a oportunidade de se correr uma maratona!

Mais detalhes estão nos links do Google, a seguir:
Praga:
http://www.imagensviagens.com/praga.htm
Berlim:
http://www.eujafui.com.br/2950159-berlim/
Bruges-Belgica:
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/galerias/0,,OI106493-EI14045,00.html
Bruxelas:
http://www.manualdoturista.com.br/detalhes5.ASP?pesquisa=1143
Monte Saint-Michel:
http://www.manualdoturista.com.br/detalhes5.ASP?pesquisa=1143
Breda:
http://www.mochileiros.com/breda-perguntas-e-respostas-t30227.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u651.jhtm

Louvain ou Leuven:
http://www.viagensevideos.com/PDF/Belgica03-03-08parte02.pdf
Colonia:
http://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g187371-Cologne_North_Rhine_Westphalia-Vacations.html

Filmes:
O dia D:
http://www.filmesdecinema.com.br/filme-o-dia-d-1445/#
O mais longo dos dias:
http://www.65anosdecinema.pro.br/O_mais_longo_dos_dias.htm
Anne Franck:
http://bemcapaz.net/2009/10/05/unico-filme-de-anne-frank-ainda-viva-cai-no-youtube/
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=1353




Renascer para uma vida melhor








Coaching de Vida e de Carreira:
http://www.i-coaching.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário