quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Minha Primeira Maratona - Berlim 2009

Correr uma maratona não é algo que acontece da noite para o dia. Do mesmo modo que ninguém começa correndo na Formula Um, para chegar à Maratona o caminho costuma ser longo.
Todo corredor de kart sonha um dia com a Formula Um e o corredor de rua sonha com o desafio da Maratona.
Comigo não foi diferente.
Há alguns anos comecei a correr e, por não ter um objetivo claro na minha cabeça, a tentativa durou pouco.
Tempos depois quando decidi que era hora de deixar de lado os 30 cigarros que fumava todos os dias, quiz fazer um joguinho comigo mesmo: ao invés de tirar o cigarro, resolvi colocar alguns quilometros, todo dia, no meu "cardápio". Tinha aprendido que nosso cérebro odeia o vazio. Tirar o cigarro seria criar um vazio. O melhor seria substituir o prazer de "dar algumas tragadas" por "dar algumas passadas".
Funcionou.
Mesmo porque é totalmente incompatível correr e fumar!
Ninguém chega impunemente a uma Marotona: nestes mais de 36 meses já houveram muito suor, algumas lesões, muitas alegrias, algumas lagrimas e sobretudo muitos amigos conquistados.
Agora estou aqui, no mês seguinte ao das minhas 6 décadas completadas, sonhando com a linha de chegada, em algum lugar acima do paralelo 52, no Hemisfério Norte, mais exatamente em Berlim.
O homem é mesmo um bicho curioso: o que faz com que alguém saia da cama, em um domingo chuvoso e frio, às 6 horas da manhã e meia hora depois se vê correndo atrás nem ele mesmo sabe de quê? - Certa vez perguntaram a um escalador porque ele escalava montanhas? - Na maior simplicidade ele respondeu: porque a montanha está là!
Por trás dessa frase tão singela se esconde um grande segredo da nossa natureza: nós somos naturalmente atraídos pelo fascínio do desafio. Penso que é na busca permanente desse "sempre um pouco a mais" que reside a capacidade de nossa raça em estar sempre evoluindo.
Correr uma maratona e...chegar, me fará integrar um grupo muito seleto de pessoas que, no mínimo, souberam vencer o cansaço, a dor, e sobretudo tiveram a oportunidade de fazer uma verdadeira viagem interior, nas dezenas e dezenas de horas de intensa introspecção.
Este é o começo excitante de uma bela aventura humana e você está convidado a fazer parte dela, me visitando sempre que puder.
Partir é preciso,
Chegar se possível!
“Renascer para uma vida melhor”
www.i-coaching.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário